TURISMO NáUTICO

Pontal do Paraná: um potencial a ser explorado no turismo náutico.

Turismo Náutico caracteriza-se pela utilização de embarcações náuticas com a finalidade de movimentação turística.

A costa brasileira possui aproximadamente 8500 km, com correntes oceânicas favoráveis a navegação. É um país com exuberante natureza, boa parte dela intocada. O Brasil é um dos maiores potenciais de desenvolvimento do Turismo Náutico do mundo.

Entende-se como “náutica” toda atividade de navegação desenvolvida em embarcações sob ou sobre águas, paradas ou correntes, sejam fluviais, lacustres, marítimas ou oceânicas. A navegação, quando considerada como uma prática turística, caracteriza o segmento denominado Turismo Náutico. 

O Turismo Náutico não é caracterizado apenas pelo uso de embarcação como meio de transporte, mas como fonte motivadora da atividade turística. A partir do momento em que a atividade náutica está relacionada ao turismo, ela deixa de ser somente um simples ato de navegar. 

Pontal do Paraná e a atividade náutica 

Os estabelecimentos náuticos do litoral paranaense dividem-se entre marinas, clubes náuticos / iate clube, condomínios náuticos e garagens náuticas, sendo que mais de 70% são marinas. Apesar de oferecerem estruturas similares, os serviços oferecidos possuem características distintas. Um estudo realizado pelo SEBRAE aponta que a taxa de ocupação dos estabelecimentos náuticos ultrapassa os 80%. Apesar desse índice de ocupação parecer animador, as atividades relacionadas aos esportes náuticos e passeios pela costa ainda são pouco desenvolvidas. Não existe uma diversificação nos produtos oferecidos. 

Outra característica importante a ser levada em conta é a carência de mão de obra especializada para o turismo náutico. Essa limitação estende-se também aos treinamentos de primeiros socorros.  

Não existe uma associação específica para o setor. A única entidade de classe representativa é a Associação de Dragagem do Canal. Em torno de 1/3 dos empresários locais participam dela. Ainda segundo dados da pesquisa realizada pelo SEBRAE, a dragagem do canal é o ponto mais sensível das discussões e preocupações dos empresários, seguida pela burocracia dos órgãos relativos a esse meio. 

Apesar da taxa de ocupação ser bem positiva, ainda tem muito que desenvolver, em especial pela característica da região, que é única em riquezas naturais, favoráveis a práticas de esporte e lazer náutico. Faltam ferramentas e direcionamentos para o desenvolvimento do Turismo Náutico em Pontal do Paraná, como a diversificação de produtos turísticos relativos a essa área, desenvolvimento do conceito de associativismo e mão de obra mais especializada para o setor. 

Fonte: https://pontaldoparana.portaldacidade.com/noticias/turismo/pontal-do-parana-um-potencial-a-ser-explorado-no-turismo-nautico-1348

Laurita Center
Pizzaria La Rossi
Comercial Ivaipora
TecSul Internet
Supermercado Quintetto
Transportes Marítimos Jucris
Telhas Pontal
La-quim Sushi Bar
Marmoraria São Miguel